Propostas de Intervenção e Parcerias:

 

1 - “Apadrinhamento” de novas florestas

O aparecimento e desenvolvimento de novas zonas de florestas nos últimos anos com recurso ao apoio e financiamento por parte da sociedade civil, nomeadamente de empresas, veio contribuir para o aumento da área florestal.

Cada vez mais as empresas sentem necessidade de devolver ao Meio Ambiente o que de alguma forma utilizam em seu benefício, e uma das formas encontradas é a de promover a floresta em vários aspetos, quer seja na limpeza de matas, na plantação, ou nos trabalhos de manutenção.

Assim, a criação de programas e projetos que estabelecem parcerias para a reflorestação entre empresas e entidades gestoras de áreas florestais, tem vindo a ganhar força e consistência ao longo dos últimos anos.

Este novo projeto terá como umas das componentes, fazer a ponte de ligação entre Entidades maioritariamente publicas (Câmara Municipais, Juntas de Freguesia, etc) que detenham a gestão de áreas florestais e Empresas que no âmbito da Responsabilidade Social e Ambiental tenham interesse em desenvolver parcerias para a reflorestação de áreas ardidas, zonas florestais degradadas, ou mesmo para a criação de novas florestas em áreas baldias e sem objetivos definidos até então.

 

2 - “Apadrinhamento” de hortas pedagógicas / biológicas

À semelhança do projeto de âmbito florestal, temos a iniciativa de criar hortas pedagógicas em locais onde se torne uma mais-valia para as comunidades locais, seja em jardins-de-infância, escolas, em hospitais com área pediátrica, ou outros sítios em que as entidades competentes demonstrem interesse em iniciar uma horta.

Nestas iniciativas será importante dar a conhecer o recinto, fazer a limpeza e preparação do local onde se instalará a horta e colocar uma vedação para proteção e demarcação do espaço. Com o acompanhamento de técnicos será analisado o que plantar e como se fará a manutenção futura da horta.

Os produtos produzidos poderão ser oferecidos a instituições de solidariedade social, consumidos pelas Entidades, ou mesmo vendidos em atividade própria para angariação de fundos para aquisição de materiais ou financiar visitas de estudo.

 

3 - Limpar Matas, Parques, Dunas e Praias

Este tipo de iniciativa é também uma das apostas para o envolvimento da área de Responsabilidade Social e Ambiental.

A necessidade de proceder a limpezas periódicas em locais de grande afluência torna-se por vezes complicada por falta de recursos das Entidades Gestoras. Assim, pretende-se levar voluntários que possam colaborar na limpeza e manutenção de zonas muito expostas a grande utilização, como parques de merendas, zonas balneares, áreas de lazer, trilhos de pedestrianismo, entre outras.

 

Em suma…

A participação neste tipo de iniciativas tem também como objetivo o envolvimento das comunidades locais, já que nas zonas intervencionadas poderão ocorrer atividades com as escolas, associações, lares de idosos, instituições de apoio a pessoas com deficiência, entre outras. Sendo que há já locais onde essas sinergias são uma realidade há muito tempo, esta é mais uma oportunidade de proporcionar trabalhos conjuntos e com dinâmicas para o futuro que darão frutos a longo prazo.